GoDaddy desenvolve mecanismo de busca inédito para pesquisas globais de nomes de domínios

Ao invés de encontrar o que já existe, o mecanismo de busca por nomes de domínio no site da empresa identifica o que ainda não existe

Além disso, a companhia realizou uma pesquisa que revelou que são feitas mais de 170 mil buscas por nomes de domínios no site brasileiro da GoDaddy por mês

A GoDaddy Inc., maior provedor de tecnologia para pequenas empresas, desenvolveu seu mecanismo de busca para fazer o oposto do Google e da Amazon: encontrar o que não existe. Considerando que a GoDaddy gerencia mais de 20% dos domínios do mundo – mais de 5 mil buscas são feitas pelo site brasileiro da companhia todos os dias – e o mercado continua a crescer, tanto em tamanho quanto em complexidade, a nova tecnologia de busca é essencial. O desafio era que, ao invés de fazer uma pesquisa entre coisas que já existem, o mecanismo precisava identificar o que ainda não existe, no caso, nomes de domínios (que são potenciais nomes de novas marcas e negócios), mostrando que a palavra pesquisada pode ser usada e será um nome único.

A GoDaddy fez diversas descobertas durante o desenvolvimento do novo algoritmo de busca, como: relevância dos resultados, análises preditivas, entre outros. No Brasil, por exemplo, os top 5 nomes mais procurados são: online, Brasil, digital, consult e studio. Além disso, a pesquisa revelou que são feitas mais de 170 mil buscas no site brasileiro da GoDaddy por mês e espera-se que ainda sejam feitas mais de 2 milhões até o final desse ano.

Além de a nova tecnologia identificar o inexistente, ela se baseia em machine learning, ou aprendizagem automática, um braço da inteligência artificial em que no desenvolvimento de algoritmos aplicam-se técnicas que permitem que o computador, ou solução, aprenda. Portanto, a busca apresenta alternativas parecidas, e mais relevantes, com a palavra buscada, quando esta já está em utilização. Isso pode ser uma saída importante durante o processo inicial de nomear seu site, já que 70% das primeiras buscas por nomes já estão em uso, impossibilitando usar aquela primeira grande ideia de nome do negócio. Ou seja, você não precisa ficar quebrando a cabeça tentando pensar em outro nome para checar a disponibilidade, pois o mecanismo entende a ideia que você está atrás e sugere outras parecidas.

Inúmeras patentes foram solicitadas no processo de criação do mecanismo. Em adição a isso, ele está com várias otimizações de velocidade de busca e opções de resultados e já pode ser utilizado no site: https://br.godaddy.com/domains/domain-name-search