Pesquisa de Empreendedorismo: Baby Boomers provam que brasileiros não desistem nunca

• Segundo pesquisa sobre o Futuro do Trabalho feita pela GoDaddy em Agosto de 2016, 61% dos Baby Boomers voltariam a empreender caso seu primeiro negócio fracassasse

• Com noções realistas de crescimento de negócios e sem se intimidar com a possibilidade de fracasso, a geração dos nossos avós pode ter muito o que ensinar sobre o mundo do empreendedorismo

São Paulo, Dezembro de 2016 - Apesar do atual momento econômico desafiador, micro e pequenos empreendedores mantêm uma visão otimista em relação aos seus negócios. De acordo com uma pesquisa global inédita realizada pela GoDaddy, maior plataforma de cloud dedicada a pequenos negócios e empreendimentos independentes, com cerca de 7 mil participantes (2.500 proprietários de pequenas empresas), em 11 países em Agosto de 2016, o clima no Brasil não destoa do resto do mundo, mas é ainda mais positivo: 39% acredita que vai crescer rapidamente, pelo menos 50% em 3 a 5 anos

O levantamento demonstrou outros pontos relevantes em relação ao mercado de empreendedorismo, especialmente se levando em consideração as diferenças entre gerações:

• 52% dos integrantes da Geração Y acreditam que vão crescer pelo menos 50% em 3 a 5 anos, enquanto 23% dos Baby Boomers prevê tal crescimento no mesmo período.
  • 44% da Geração Y acredita que seus negócios crescerão em pelo menos 25% nos próximos 3 a 5 anos, enquanto 61% dos Baby Boomers prevê tal crescimento no mesmo período.

Pode-se especular que, por terem maior experiência de mercado e vivência no mundo dos negócios, os Baby Boomers tendem a ter uma visão mais realista e fria do cenário do que os iniciantes cheios de energia e empolgação da Geração Y, que naturalmente mostram maior otimismo.

Alternativa de negócios em caso de fracasso

Claro que quando se começa um negócio, o proprietário espera ser bem-sucedido, porém, diante de um possível fracasso, 54% dos brasileiros participantes afirmaram que tentariam novamente, 11% optariam por ter um parceiro para tentar de novo e 14% tentariam voltar a estudar para se qualificar melhor.

Quanto à diferenças geracionais, em face da possibilidade de fracasso, Baby Boomers parecem mais ousados, com 61% afirmando que voltaria a tentar, entendendo que fracasso faz parte da trajetória, enquanto 42% da Geração Y se aventuraria no empreendedorismo novamente, caso seu negócio não vingasse. Pode-se considerar que a maioria dos integrantes da Geração Y estão começando agora, sendo essa sua primeira tentativa de empreendedorismo (85%), e isso pode ser assustador. Os Baby Boomers, por outro lado, em sua maioria já operaram seu próprio negócio antes (64%), tornando mais fácil afirmar que tentariam novamente perante o fracasso, pois eles conhecem melhor o mercado.

No entanto, desistir não é a alternativa mais popular. Empreendedores estão dispostos a fazer tudo de novo, porém às vezes sentem que precisam se preparar um pouco mais:

• 15% da Geração Y procuraria um parceiro para reduzir os riscos ao tentar empreender novamente, e 11% dos Baby Boomers tomaria a mesma iniciativa.
  • 15% da Geração Y voltaria a estudar para se qualificar melhor antes de voltar ao empreendedorismo e 14% dos Baby Boomers faria o mesmo.
A pesquisa “Future of Work” foi conduzida pela GoDaddy e Morar Research em Agosto de 2016. Participaram cerca de 7 mil respondentes, 2.500 operadores de pequenas empresas, em 11 países (Austrália, Brasil, China, Canadá, Hong Kong, Índia, México, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia e Cingapura).