Pesquisa mostra que empreendedores estão confiantes com o uso de tecnologia para os negócios

Pesquisa realizada pela GoDaddy em agosto de 2016 revelou que cerca de 80% dos respondentes acreditam que mudanças na economia trazidas pela tecnologia facilitaram os negócios e o empreendedorismo

Hoje em dia, com todas as ferramentas tecnológicas disponíveis que oferecem a habilidade de criar um site e gerenciar a presença online, 64% dos respondentes fazem eles mesmos

São Paulo, Outubro de 2016 - Começar um negócio na Internet nunca foi tão fácil. Com tecnologias cada vez mais intuitivas e acessíveis, vemos uma movimentação natural para começar um negócio online ou estabelecer uma forte presença digital. Essas são algumas das conclusões tiradas a partir de uma pesquisa global inédita realizada pela GoDaddy, maior plataforma de cloud dedicada a pequenos negócios e empreendimentos independentes, com cerca de 7 mil participantes (2.500 proprietários de pequenas empresas), em 11 países em Agosto de 2016. Referente aos resultados Brasil, cerca de 80% dos entrevistados acreditam que mudanças na economia trazidas pela tecnologia facilitaram o empreendedorismo e os negócios. Além disso, vemos que a percepção tecnológica dentre as diferentes gerações é realista:

• 42% da Geração Y acredita que as mudanças na economia trazidas pela tecnologia facilitaram muito o empreendedorismo e os negócios, enquanto 40% dos Baby Boomers e 42% da Geração X concorda com essa afirmação;
  • 38% da Geração Y acredita que as mudanças econômicas trazidas pela tecnologia facilitaram o empreendedorismo e os negócios, enquanto 49% dos Baby Boomers e 45% das Geração X concorda com a afirmação.

Compreendendo que a tecnologia é um importante aliado para os negócios, 70% dos respondentes afirmaram que sites e mídias sociais são os canais mais atraentes para conectar-se com seus clientes. Outros elementos tecnológicos considerados foram:

• 19% ofertam produtos através de outras plataformas online;
  • 12% consideram registrar um domínio para suas marcas como canal primário para estabelecer uma presença online.

Com a tecnologia facilitando a abertura de um pequeno negócio hoje e com todas as ferramentas disponíveis, os empreendedores agora possuem a capacidade de criar seus próprios sites. Em adição a isso, eles também podem gerenciar seus próprios negócios online, se quiserem, considerando que existem muitas soluções no mercado para isso também. A pesquisa revelou que 64% dos respondentes (todas as gerações) preferem manusear a tecnologia eles mesmos (mantendo seus sites atualizados e funcionando bem).

Quando separados por geração, o levantamento mostra que 71% dos respondentes da Geração Y preferem fazer por conta própria, enquanto 51% dos Baby Boomers escolhem a mesma opção. Isso pode acontecer devido à alta familiaridade que a Geração Y sente em relação à tecnologia em geral, tendo crescido envolto de inovação, Internet e novidades digitais. Baby Boomers, por outro lado, tendem a pedir mais ajuda: 23% pede para um familiar ou amigo ajudar com as tecnologias do negócio online, contra apenas 9% da Geração Y. Quanto à contratação de profissionais web, a inclinação é a mesma nas duas gerações: 14% de ambos preferem contratar um profissional para o gerenciamento tecnológico de seu negócio online. Isso prova que, apesar de estarmos cada vez mais confiantes com a tecnologia, desenvolvedores e web designers oferecem suporte para ajudar pequenas empresas e empreendedores a criar seus sites.

A pesquisa “Future of Work” foi conduzida pela GoDaddy e Morar Research em Agosto de 2016. Participaram cerca de 7 mil respondentes, 2.500 operadores de pequenas empresas, em 11 países (Austrália, Brasil, China, Canadá, Hong Kong, Índia, México, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia e Cingapura).